sábado, 1 de dezembro de 2007

Flávio Amado



Seu nome é Flávio Amado, talvez o atacante angolano de maior destaque no cenário mundial. Atualmente ele atua no Al Ahly do Egito, juntamente com seu colega de seleção Gilberto. A torcida do Internacional lembra muito bem dele, afinal, foi dele o gol de empate do Al Ahly nas semi-finais do campeonato mundial de clubes da FIFA em 2006. Esse angolano, nascido em 30/12/1979 iniciou sua carreira no Petro Atlético de Angola, de onde se transferiu para o time egípicio. Aliás, sua transferência para o time do Cairo, foi a mais cara já paga a um time angolano em todos os tempos. Ele é membro da Seleção Nacional de Angola, pelo qual atuou na última Copa Africana de Nações. Nessa competição, o jogador do Al Ahly marcou gols contra Togo e Camarões. É também do atacante o primeiro e único gol angolano em copas do mundo. Gol esse marcado contra o Iran no empate em 1X1.
Como vimos, o atacante angolano teve um ano muito produtivo em 2006, cujo ápice foi sua participação no Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, onde atuou defendendo o Al Ahly do Egito. Naquela competição, o time egípicio surpreendeu a todos conseguindo o terceiro lugar e o atacante teve papel fundamental nessa campanha dos reds. Ele marcou gols, um contra o Internacional de Porto Alegre, na derrota de seu time por 2X1.
É interessante dizer que a primeira temporada do atacante no Egito foi uma verdadeira catástrofe, durante toda a temporada, ele anotou apenas um gol. Pior ainda: Perdeu um penalty contra os rivais do Zamelek, nas semi-finais da Copa dos Campeões Africanos de 2005. Quando todos já desanimavam a seu respeito, o jogador deu a volta por cima e, na temporada 2006-2007, fez a melhor temporada de sua carreira. Sorte da Seleção Angolana e do Al Ahly, que conseguiram os resultados mais expressivos de sua história. Nos quinze primeiros jogos da Liga Egípcia, ele já havia marcado 12 gols, consequentemente, ele terminou a competição como artilheiro, contabilizando 17 gols no total.