quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Urawa Reds


O Urawa Reds Diamond, é uma das mais tradicionais equipes de futebol do Japão. Na verdade, muito antes do início da J-League, os Reds já davam mostra de sua força. O time de cidade de Saitama, se destaca por sua apaixonada e sofrida torcida que acompanha os time em todos os momentos.
O Urawa tem sua sede na cidade que leva o mesmo nome time, uma cidade industrial situada ao norte de Tóquio. O time de futebol foi fundado em 1951, como o time da Indústria Mitsubishi. Seus torcedores sempre se referiram à equipe pela alcunha de Red Diamonds (Diamantes vermelhos) em alusão ao diamante vermelho que caracteriza a empresa Mitsubishi. Os Reds dominaram o futebol no Japão no período que antecedeu a criação da J-League, durante a década de 70, quando era comandados pelo técnico Kenzo Yokoyama, que mais tarde se tornou o técnico da Seleção Japonesa de Futebol. Sob seu comando, o time venceu a Japan Soccer League por quatro vezes em 1969, 1973, 1978 e 1982, e terminou em segundo em 1970, 1971, 1974, 1975, 1976 and 1977.
No entanto, o rendimento da equipe caiu justamente no período da criação da liga profissional no japão, a J-League. A partir de então, os Reds passaram a ocupar a região mediana da tabela classificatória, sem o menor brilhantismo. Apesar dessa fase ruim, seus torcedores se mantiveram fiéis ao clube. Nas temporadas em que o Urawa lutava contra o rebaixamento para a J-League 2, era comum se ouvir em seus jogos o grito de sua fanática torcida: "We Are REDS! We Are REDS!"
Em 2001, o time inaugurou o Saitama Soccer Stadium, seu novo estádio, com capacidade para 63.000 pessoas.
Em 2004, os reds venceram a Copa Nabisco, mas falharam novamente na conquista da J-League do mesmo ano. No mesmo ano, assumiu o comando da equipe, Guido Buchwald, que havia jogado na equipe em meados dos ano 90. Em agosto daquele ano, o Urawa disputou um torneio preparatório chamado Vodafone Cup, no Old Trafford, a casa do Manchester United. No primeiro jogo, sem seus principais jogadores, os Reds perderam para o Boca Juniors por 5X2. A partida seguinte seria contra o Manchester United, entretanto, o jogo foi adiado devido as fortes chuvas que caíram sobre os terras inglesas.
Em 2005, o Urawa montou um time muito bom, no qual se destacava o brasileiro Emerson, que depois brilhou no Al Saad e hoje joga no Stade Rennais da França. No entanto, com a contusão do próprio Emerson no meio da temporada, o time perdeu muito da sua força ofensiva e acabou perdendo novamente o título da J-League. Era mais um ano em que o grito de campeão ficou engasgado na garganta dos torcedores do Urawa.
Foi em 2006 que essa história começou a mudar. Chegaram em Urawa o atacante brasileiro Washington e o meia japonês Shinji Ono que voltou da Holanda após uma passagem marcada por muitas contusões pelo Feyenoord. Com esse time, reforçado pelo também brasileiro Róbson Ponte e pelo nipo-brasileiro Túlio Tanaka, os Reds enfim conquistaram o campeonato japonês e consequentemente o direito de disputar a liga de clubes asiática. Competição essa que os Reds também venceram em 2007, sobrepujando a equipe iraniana do Sepahan FC na final por 3X1. Com essa conquista, o time de Urawa conquistou o direito de disputar o Campeonato Mundial de Clubes em 2007, onde contarão com a força de sua torcida para mostrar o poder dos Samurais de Urawa.

DESTAQUES:

São destaques do time de Saitama, o centroavante Washington que segue com o faro goleador que o consagrou no futebol brasileiro com as camisas da Ponte Preta e do Atlético/PR. O “coração valente” foi artilheiro da J-League 2006.

O Zagueiros Nenê e Marcos Túlio Tanaka. O primeiro é brasileiro e jogou no grande time do corinthians do final da década de 90 onde formou dupla de zaga com o grande Carlos Gamarra. O segundo também é brasileiro, embora tenha se naturalizado japonês e atuado pela seleção nipônica. A história deste jogador foi retratada aqui nesse blog.

O meio-campista Shinji Ono é o grande ídolo da torcida vermelha. O meia que atuou no Feyenoord da Holanda, começou sua carreira nos reds e retornou para a equipe de Saitama em 2006.

Além destes jogadores, destacam-se o meio-campista Róbson Ponte que se destacou no Guarani e jogou durante algum tempo no Bayer de Leverkusen e o ponta esquerda japonês Takahito Soma que vem sendo a grande aposta do técnico alemão Holger Osieck.